Marta Nogueira
20. März 2020 um 00:41Na sala de aula, os alunos tomaram conhecimento do ciclo de vida de uma árvore (através de um vídeo), da importância das árvores e o que são árvores autóctones.
Depois de analisarem o cartaz com as diferentes árvores autóctones, verificaram as suas características, o seu fruto, as suas folhas e a região onde predominam mais. Houve uma sensibilização para o uso de plantas autóctones.
No espaço exterior, os alunos foram verificar quais as árvores existentes na escola e as que eram autóctones. Concluíram que tínhamos muitos carvalhos, um sobreiro, um pinheiro e um azevinho. Observaram as características de cada uma das árvores em pormenor (tocaram, cheiraram e até deram beijinhos). Alguns alunos comentaram que o carvalho era muito grande!
Registaram, no seu bloco de notas, tudo o que viram e repararam em algumas curiosidades: “Nesta altura os carvalhos não têm folhas e as outras árvores têm!”; “O sobreiro da escola só tem folhas do lado do sol.” (por estar no meio dos carvalhos); “As árvores têm musgo no tronco.” (líquenes). Houve uma exploração sobre estas curiosidades e algumas explicações científicas sobre os líquenes.
Com tudo o que observaram e com os materiais que recolheram no recreio da escola, os alunos criaram em telas um carvalho (com todas as suas características) e um Land Arte. Adoraram todas as atividades e só perguntam quando é a próxima!!!
Turma 2.º ano da escola EB de Sendim
4 Personen gefällt das.
Marisa Costa
27. März 2020 um 20:03
Muito obrigada pela sua partilha Prof. Marta ☺ Para além da aprendizagem, o que ressalta é aproximação e as emoções positivas que esta aula despoletou...E que bom é ver que estes pequenos para além de descobrir a Natureza, nutrem e manifestam carinho por ela 💚
CRE.Porto
6. Mai 2020 um 18:04
Veja esta aula destacada no Facebook do CRE.Porto: https://www.facebook.com/cre.porto/posts/1186500925035682?__tn__=-R