Margarida Rodrigues
25 February 2023 at 15:32Na sala andamos uns dias a explorar o tema. Conversámos sobre a importância das zonas húmidas e a necessidade de as proteger, vimos documentários, elaborámos desenhos, mas o dia não ficaria bem trabalhado sem uma saída de campo.
Acompanhados pelo professor Ângelo que representa a APRISOF (Associação de proteção dos rios Sousa e Ferreira), fomos até à ribeira de Bustelo para observar melhor um exemplo de Zona Húmida. A turma do 3.º B acompanhou-nos.
Identificámos alguma da vegetação característica destas áreas, os fetos, os musgos, as algas e observámos os salgueiros e amieiros das margens que já conhecemos, exemplos da vegetação ripícola, que ainda estão sem folhas.
O professor entrou na ribeira e com a rede recolheu alguns espécimes que observávamos numa tina, com a ajuda de um guia.
No regresso comparámos aquele espaço com o nosso charco que está com pouca água. A vegetação é muito diferente. Falta a água e a humidade, no nosso charco.
3 people like this.
CRE.Porto
28 March 2023 at 18:06
Obrigada pela partilha Professora Margarida. Mais uma data que podemos assinar no nosso calendário para estarmos sensiblizados para as zonas húmidas, que são tambem habitat de muitas espécies. Os alunos devem ter adquirido novos conhecimentos mas também sentimentos de proteção pelas zonas húmidas e pela natureza!