Fernanda Pérola
17 mars 2024 23:59Mais uma vez, adaptamos o guião desta atividade.
Na horta o hotel de insetos que lá existia estava muito degradado por isso , trocamos a casa do sr. Ouriço ( nunca vimos nenhum na horta, e o abrigo que fizemos em tempos esteve sempre vazio) por um hotel de insetos com melhores condições.
O grupo foi explorar o hotel já desfeito e encontrou vários bichinhos- centopeias, lesmas, bichos da conta, aranhas, marias cafés.
As técnicas ambientais do município de Matosinhos , foram uma parceria importante para a execução da tarefa. Depois duma conversa sobre hotel de insetos, para que serve, quem lá vai morar e como construir, o grupo saiu para o recreio para iniciarmos o projeto. Pensando no espantalho que queríamos construir para a horta, dando resposta ao desafio do Programa Eco-Escolas, o hotel de insetos passou a ficar integrado no corpo do espantalho. Os materiais utilizados foram pinhas, rolhas de cortiça, carolos de espigas de milho, vargens secas de feijões, palha, rolos grossos e finos de cartão e de cartão canelado, bugalhos, caixas de ovos de cartão, caixas de madeira, uma criva velha, rede e madeira para estrutura. As crianças foram colocando os vários materiais nas caixas de acordo com as orientações das técnicas. Esta tarefa durou vários dias . Sempre que vínhamos para o recreio íamos completando, já que tem de ficar tudo muito bem acomodado para não cair. A etapa final foi a colocação da rede para prender os diferentes materiais e escolher o local na horta. Tanto como espantalho ou como hotel de insetos ficou bem engraçado. Esperemos agora que cumpra a sua função .
CRE.Porto
18 mars 2024 11:23
Um espantalho-hotel para insetos! Que ideia incrível, Fernanda! Muitos parabéns! O resultado final ficou fantástico! Estão a proporcionar abrigo a muitos insetos, e como forma de agradecimento, eles vão ajudar-vos no combate às pragas na vossa horta e vão polinizar as flores, para que as vossas plantas produzam muitos frutos 💚🐝🍅🥬