Margarida Rodrigues
12 juni 2020 16:52As atividades do projeto continuam, apesar das contingências, com os guiões adaptados à nova realidade.
Considero que, mais importante que seguir os guiões, é estar motivado para explorar a Natureza e isso é evidente na turma pois quase todos os dias me chegam produções espontâneas dos alunos! Recebo fotos de plantas, de animais e até de rochas, questionando se poderão ser fósseis.
O blogue da turma, agora mais do que nunca, serve de partilha de experiências.
Ficamos a saber mais sobre os grilos, sobre os pinheiros e outras espécies nativas, pudemos ver lagartos, lesmas, abelhas e toupeiras, campos tricolores e cascatas de água. Acompanhamos a colocação de comedouros para pássaros, acompanhámos a evolução das hortas lá de casa e pudemos assistir a um documentário bem completo sobre o Ambiente e Agricultura Biológica numa produção espontânea realizada numa delas. Ficamos a conhecer o "Tremontelo", uma flor muito bonita com que antigamente se lavava o cabelo e que deu origem a uma canção sobre o facto, como referiu uma avó:
"- Diga-me, menina, com que lava o seu cabelo?
- Com uma ervinha do monte que se chama tremontelo."
Continuamos a assinalar todos os Dias de...", o da Floresta e da Poesia, o da Água, o da Terra, o da Abelha, o da Biodiversidade, o do Ambiente,... Tal como na escola, as atividades de escrita e de Expressão Plástica acompanharam as descobertas e produções nas mais variadas formas foram surgindo, em interdisciplinaridade, envolvendo também as famílias.
As atividades vão certamente continuar porque o objetivo foi conseguido: os alunos estão muito mais motivados para a exploração da Natureza, mostrando-se curiosos, críticos e interventivos.
2 personer så här.