José Cruz
24 мая 2019 г., 17:00A primeira proposta foi a recolha de ramos e folhas, todavia nesta altura estes materiais estavam já na compostagem junta da estufa da escola e estava fora de questão corta ou arrancar o que quer que fosse para a construção de uma casa!
Outro grupo de aluno sugeriu a reutilização de resíduos com caixas de cartão, e plástico.
Como a casa seria para ficar no espaço exterior optou-se pelo plástico. A problemática dos resíduos está constantemente a ser debatida e no início do ano letivo os alunos haviam presenciado que as grades onde eram trazidas as frutas e legumes para a escola, por sistema, eram descartadas por não eram recolhidas pelas empresas que as entregam.
No dia 23 de Novembro algumas destas grades tinham sido utilizadas para acomodar os recipientes onde foram feitas as sementeiras de plantas autóctones e de plantas aromáticas, junto da estufa da escola. Mas havia uma quantidade que grades que se encontravam armazenadas e assim os alunos juntaram-nas e uniram-nas com fiteiras e construíram um refúgio composto por três paredes e um telhado idealizado com recurso à abertura de um saco do lixo de grandes dimensões.
Seguramente que esta construção não serviria de habitação para qualquer um de nós, pois não tem qualquer conforto térmico e é de reduzidas dimensões. Contudo, já há uma ideia para esta instalação ser “barraquinha”.
Dados recolhidos sobre o comportamento dos alunos:
- Há um grupo de alunos composto de 6 elementos de tenta liderar os trabalhos e faz questão de organizar todo o processo;
- Um outro grupo de se disponibiliza a encontrar e trazer o material necessário;
- Há 4 elementos que passam, invariavelmente, a maior parte do tempo a correr, a passear e a descobrir os espaços da escola não tendo sido diferente nesta atividade. Mas as descobertas feitas são trazidas e partilhadas com os outros colegas de turma. Desta feita a novidade foi a descoberta de uma mostra de quartzo com um peso de aproximadamente 300 gramas!
1 человек нравится это.
CRE.Porto
27 мая 2019 г., 14:39
Uma forma interessante de abordar a temática, ainda que não totalmente relacionada com as casa mencionadas na atividade! Parabéns pela união dos alunos e sugestões dadas.