José Cruz
25 июня 2024 г., 2:22Ao longo dos últimos três anos o programa Eco-Escolas da Escola Básica do Castro tem contemplado no seu plano de ação a retirada de todas as Pampas dos canteiros da Escola. Neste ano letivo 2023/2024 num dos locais que havia sido retirado uma pampa voltou a surgiu uma nova. Talvez, não tenha sido totalmente removida, no ano transato, o que ocasionou o rebentamento. Assim procurou-se junto dos alunos do 2ºciclo, numa das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, se tinham conhecimento de exemplos de plantas invasoras, posteriormente deu-se a conhecer algumas plantas invasoras e como identificá-las. As plantas invasoras causam todos os anos vários prejuízos.
Numa primeira fase os alunos foram convidados a descobri-las nos canteiros da escola.
A partir do manuseamento das folhas das pampas os alunos aperceberam-se que estas eram ásperas e cortantes. Depois com o auxílio de uma tesoura corta sebes o professor exemplificou como deveria ser feito o corte da parte aérea (folhas). Esta iniciativa foi feita no dia 10 de maio de 2024. E no dia 13-5-2024 a turmas do 9ºB1 procedeu à remoção da cepa desta Pampa. Felizmente nos terrenos circundante à escola não se avistam Pampas. Na plantação de novas espécies têm-se privilegiado as árvores de fruto, as plantas autóctones assim como as espécies aromáticas.
1 человек нравится это.
CRE.Porto
8 июля 2024 г., 21:55
Que excelente atividade de controlo de espécies exóticas invasoras! Não há melhor forma de sensibilizar os alunos para a temática. Muitos parabéns pela iniciativa, José! 💚🐝🌿