José Cruz
José Cruz
12 июня 2022 г., 23:32

Teia alimentar marinha
Como um dos domínios de autonomia curricular para o 8º ano da Escola Básica do Castro era os “Oceanos” na disciplina de Ciências Naturais, em Abril de 2022 nos dias 6 e 7 as turmas C1 e A1, respetivamente desse ano de escolaridade recriaram uma Teia Alimentar Marinha. Iniciaram-se os trabalhos de pesquisa sobre as espécies marinhas que habitam junto à Costa Portuguesa. Se a espécie fosse heterotróficas então pesquisava-se o seu regime alimentar. Numa segunda fase cada aluno era atribuído uma das espécies pesquisadas. Algumas dessas espécies tiveram que se desenhadas pelos alunos para dar tempo aos outros para retirarem informação e também desenhar/fotocopiar a imagem dessa espécie. Por de trás de cada imagem tinham que escrever de que se alimentava essa espécie heterotrófica.
Assim para esta atividade foram precisas folhas, canetas, lápis e fios de trapilhos de diferentes cores ou mesmo novelos de lã.
Posteriormente os alunos foram para o exterior da sala de aula e colocaram-se em círculo.
Solicitou-se aos alunos que dissessem em voz alta o nome da espécie que tinham representado na sua folha. Depois escolheu-se aleatoriamente um aluno para ler o regime alimentar da espécie que representava e assim por cada item mencionado era-lhe dado um atilho que tinha que segurar numa ponta e atirar para o colega que tinha o nome a espécie que lhe servia de alimento e assim sucessivamente até todos os alunos terem pelo menos um atilho/fio de lã na sua mão.
Fotografou-se a teia final e também foram colocadas questões orais sobre os impactes da ação humana sobre os ecossistemas marinhos.
Os alunos adoraram a atividade e puderam experienciar o quão complexa pode ser uma teia alimentar e a sua fragilidade.
Esta atividade resultou da adaptação feita a uma atividade que vi no grupo Social Professores de Biologia e Geologia que foi postada pela professora Sandra Pinheiro ver por favor no link abaixo.