José Cruz
José Cruz
12. Juni 2022 um 23:28

Sucessão Ecológica - espécies pioneiras
Nos dias 23 de fevereiro e 5 de abril os alunos turma C1 da Escola Básica do Castro até terem explorados os conceitos de sucessão ecológica primária e sucessão ecológica secundária foram à procura de espécies pioneiras no recinto escolar. O desafio lançado foi recolherem fotos destas espécies e partilhá-las no Teams.
Foram disponibilizados os seguintes materiais lupa, máquina fotográfica (para quem não tinha telemóvel e um livro para a identificação de líquenes.
Nestas duas saídas não recolhi fotos dos alunos em plena atividade uma vez que partilhei a máquina fotográfica com um dos grupos.
Constatei que os alunos estiveram a maior parte do tempo envolvidos na atividade e escolheram autonomamente um porta-voz/coordenador de equipa.
Esta atividade permitiu aos alunos descobrir espécies de líquenes através do aspeto, forma e cores que eles apresentam. Com os fatores abióticos já haviam sido abordados um dos grupos ao fotografar os musgos debaixo de um banco aperceberam-se que a distribuição desses indivíduos não era uniforme, recordaram-se através de uma pesquisa que essa distribuição esta condicionada pela luminosidade e humidade. Face ao exposto considero que esta atividade decorreu muito bem.
Na turma A1 no dia 5 de abril 2022, esta atividade foi replicada nos mesmos moldes, ou seja, em grupo os alunos foram explorar se conseguiam encontrar evidências de algum substrato estar a ser colonizado por seres vivos pioneiros. O ritmo de trabalho destes alunos foi maior pelo que no final de 45 minutos todos os grupos haviam recolhido pelo menos 4 fotos distintas.
As atividades na Natureza têm um efeito eletrizante junto de todos os alunos, uma vez que se sentem mais livres, pelo facto de serem eles no centro das descobertas, por estarem a indagarem algo, ou mesmo pela estratégia de ensino utlizada.